O início da Redução da Fatura de Energia

Uma Auditoria Energética consiste num estudo técnico-prático de todos os aspetos relacionados com o uso da energia (consumos, custos, utilização e emissões CO2e), tendo como resultado um conjunto de medidas de redução de custos e consumos.

A cmfg executa vários tipos de auditoria energética, que poderão ir de uma análise a um sistema/processo de uma instalação, até uma análise detalhada de toda a instalação consumidora de energia.

 Uma Auditoria Energética é pois, um instrumento fundamental para um gestor, já que permite contabilizar os consumos de energia, a eficiência energética dos seus equipamentos e as perdas que se verificam, tendo como principal finalidade reduzir essas perdas sem afetar a produção, isto é, economizar energia através do uso mais eficiente da mesma.

O custo de uma auditoria energética é rapidamente recuperado através das reduções de consumo por nós determinadas. Através da aplicação de medidas de economia com investimento nulo ou quase nulo, o potencial de redução poderá atingir 10%, e em medidas que impliquem investimentos mensuráveis, a meta de 20% de economia é perfeitamente exequível.

Sendo a cmfg uma das empresas que mais auditorias energéticas executa no âmbito do DL n.º 71/2008, de 15 de abril (SGCIE), e a que mais rapidamente faz aprovar os PREns (Planos de Racionalização dos Consumos de Energia) junto da DGEG, adotou uma metodologia de sucesso para a realização das auditorias energéticas.

cmfg_auditorias-energeticas

Temos a experiência necessária para aplicar o nosso método de trabalho e desenvolver um plano de racionalização de consumos, dando resposta ao SGCIE e/ou dar resposta à determinação da rentabilidade de uma auditoria ao abrigo da Diretiva n.º 2012/27/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2012, transposta para o regime jurídico interno pelo DL n.º 68A/2015 de 30 de abril, aplicável a empresas não PME (ou participadas por não PME em + de 25%).